About Me

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Jabulani


A Famosa Jabulani

A bola feita para a copa de 2010 possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. Seu nome significa "Celebrar", em isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. Eu sei que foi um nome bem pensado e tudo mais, só que eu não consigo ouvir alaguem dizer "Jabulani" e não imaginar aquela filha gordinha da vizinha, que sofre na escola por causa da escolha infeliz que a mãe fez assim que ela nasceu!

Eu fico imaginando a senhora na cozinha dizendo "Jábulâni!! Hái pegá as incomênda lá no seu Venâncio da padaria!" E a pobre menina de, no máximo, um metro e vinte de altura - porém já pesando oitenta e dois quilos - larga a casinha de bonecas e vai correndo toda feliz com seus cachinhos pretos e diadema rosa pra buscar a encomenda da mãe. Pra falar a verdade, eu até sinto certa ternura pela pequena Jabulani.

Quando adulta, vai arrumar um emprego onde as pessoas tenham que repetir o seu nome constantemente, porque a Lei de Murphy não da mole não! Vai ser tipo secretária - "Jabulani, onde estão os relatórios que o Donivaldo me mandou?" ou então empregada doméstica estabanada - "JABULANI!! QUEM QUEBROU O VASO DAS MINHAS ORQÍDEAS?!".
Isso é o que minha mente doentia imagina quando ouve o nome da bendita bola, mas ainda vai aparecer um mais doido ainda pra colocar esse nome na filha! Duvida?

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive